otimista-vs-pessimita-asdicas

Existem diferenças claras entre os otimistas e os pessimistas, mas nem tudo é o que parece. Você já sabe qual é a sua definição?  Hoje compilamos as 5 formas de pensar e as suas diferenças.

Os pontos positivos e negativos foram explicados através de estudos e que comprovam as teorias.

1. Otimistas acreditam que controlam tudo

O ser humano que é otimista acredita que pode moldar o seu futuro, todos os dias pensam que a manha seguinte tem que ser melhor que o dia que passou, e estão a todo o momento a tentar fazer mais e melhor, sem parar.

Os fracassos não importam para um otimista, ele sabe onde quer ir, e segue o seu caminho sem dificuldades, mesmo se for atingido por uma maré de azar, e ter que mudar o plano no meio do caminho,  ele continua forte e batalhando.

Os otimistas tem uma visão do mundo bastante diferente, e aplicando as estratégias certas, eles conseguem atingir todo o que desejam.

Mas os pessimistas nunca acham que conseguem controlar a sua vida. Eles pensam que se conseguissem controlar a vida, não seriam pessoas pessimistas. O pessimista baseia as suas expectativas de uma coisa com base nas experiências que já teve na sua vida.

2. Otimista planeia o seu futuro

O pessoa que é otimista quando planeia o seu futuro com uma naturalidade e com uma habilidade incomparável. Desejam tanto uma coisa que acabam por atingi-la, definem os objectivos e só param quando chegarem a meta final. As acções positivas que hoje realizam trazem frutos muitos positivos no futuro, garantido grandes momentos de sucesso.

Ao contrario, os pessimistas nunca são positivos com a sua vida no futuro, porque se baseiam sempre no passado e nas experiências. Vivendo sempre o passado com o presente e futuro, tudo misturado.

Se você é pessimista, talvez seja altura de mudar. Uma pergunta se é pessimista, ou conhece algum amigo: Conhece alguma pessoa super bem sucedida e feliz que são pessimistas com o seu futuro? …

Mesmo se o seu passado foi muito difícil, você deve continuar acreditar em si mesmo, nos seus projectos e no seu futuro. O passado pode prejudica-lo muito, e retê-lo de fazer muitas coisas, mas pode fazer uma coisa muito importante na vida – Ensina-lo a agir melhor. Aprenda sempre com os seus erros, e não os volte a cometer.

3. Os otimistas são autoconfiantes

Ser uma pessoa autoconfiante é importante na sua vida. A diferença entre uma pessoa otimista e pessimista é a sua autoconfiança. Os otimistas normalmente conseguem superar qualquer obstáculo, e os pessimistas dizem sempre ser vitimas do momento e circunstancia. Basicamente pensam sempre a vida está contra eles, sem sequer tentarem mudar isso.

Se a sua autoconfiaça for baixa, você é pessimista porque não acredita no que consegue realizar, pensado que não tem capacidades para realizar objectivos ou tarefas maiores.

Mas você pode deixar de ser pessimista, você tem que aprender a sua definição de sucesso, e focar-se em conseguir ter sucesso na vida.

Por exemplo: Se quer escrever um livro dos mais vendidos no Brasil, mas você é pessimista e acha que a sua escrita não é boa o suficiente para chegar ao topo das parteleiras. Mas existe a solução!

Solução: Escrever Melhor. Altere o seu objectivo de querer escrever o livro, e primeiro tenha como objectivo em aprender a escrever melhor.

Stephen King que ja vendeu mais de 350 milhões de livros, antes de ter publicado o seu primeiro livro, ele já tinha escrito 3 que nunca publicou. Tudo para aprender a escrever melhor.

otimista-vs-pessimita-asdicas

4. Otimistas vêm o sucesso, os pessimistas os problemas

Uma pessoa positiva pensa: “O que devo fazer a seguir? Tenho opções muito boas a frente dos meus olhos”

Uma pessoa negativa pensa: “O que devo fazer a seguir? Tenho tantos problemas para resolver”

Os problemas fazem parte da sua vida, eu acho que é melhor você começar a ignorar os que não consegue alterar você próprio. Normalmente um pessimista olha para a vida de um otimista e diz: “Se ele tivessem os meus problemas, ele não seria tão divertido e energético.”

Mas não é verdade. Os otimistas tem todo o tipo de problemas que você tem, e ainda continuam sempre a a ter uma atitude positiva e a seguir em frente. Se você é otimista, sabe do que eu falo.

A melhor maneira de lidar com os problemas da sua vida é seguir em frente, e pensar positivamente em resolve-los.

“O otimista erra tanto quanto o pessimista, mas pelo menos sofre só uma vez” – FERNANDO SABINO, ESCRITOR

5. Otimistas vivem melhor, mas menos anos

Um estudo recente indica que os otimistas vivem muito mais felizes durante toda a vida, mas têm um período de vida mais curto. Estranho certo? Tantos anos ouvimos falar do contrario, sempre a teoria de otimista e saudável, dura até aos cem anos. Leia dois estudos diferentes.

“Nossos resultados revelaram que ser excessivamente otimista na previsão de um futuro melhor foi associado com um maior risco de incapacidade e morte dentro da próxima década”, disse o principal autor Frieder R. Lang, PhD, da Universidade de Erlangen-Nuremberg, na Alemanha. (estudo 1)

“O pessimismo sobre o futuro pode incentivar as pessoas a viver com mais cuidado, levando saúde e precauções de segurança.” (estudo 1)

“Cinco anos após a primeira entrevista, 43 por cento do grupo mais velho tinha subestimado a sua vida futura, 25 por cento tinham previsto com precisão e 32 por cento tinham subestimado.Com base no nível de variação média na satisfação com a vida ao longo do tempo para este grupo, cada aumento de superestimando futuro satisfação com a vida foi relacionado a um aumento de 9,5 por cento em relatar deficiência e de 10 por cento maior risco de morte, a análise revelou. ” (estudo 1)

Consulte o estudo 1.

Outro estudo constatou que o otimismo parece proteger a saúde do coração.

“Os indivíduos mais otimistas tinham uma cerca de 50% menor risco de sofrer um evento cardiovascular inicial, em comparação aos seus pares menos otimistas”, disse Julia Boehm, bolseiro de investigação no Departamento de Sociedade, Desenvolvimento Humano e Saúde no HSPH. (Estudo 2 )

“Eles descobriram que os indivíduos com uma sensação de bem-estar envolvidos em comportamentos saudáveis, como fazer exercícios, comer uma dieta equilibrada e dormir o suficiente. Além disso, o bem-estar maior foi relacionado a uma melhor função biológica, como menor pressão arterial, gordura no sangue e perfis e peso corporal normal. “(Estudo 2)

Conclusão

A conclusão é que nem é bom ser otimista, nem pessimista. Ser otimista é muito bom para o seu corpo e mente mas verificamos em cima varias vezes que não existe um vencedor claro, então o meu conselho para si é que você seja um otimista realista. Seja inteligente nas suas escolhas.

Espero que tenha gostado deste artigo, e espero que continue acompanhar o Mudar Atitude para viver uma vida melhor.

Leave a reply