escutarmais-falarmenos

Quantas vezes já perdeu a oportunidade de ficar calado? Quantas vezes já disse coisas que não devia por falar por cima da outra pessoa? Muitas de certeza. Falar mais do que escutar os outros é um erro muito grave que trás por vezes muitos efeitos negativos a nossa vida. Por vezes dizemos certas coisas que não tem nenhum sentido para nós, mas apenas dizemos porque foi algo que nos veio a cabeça e saiu da nossa boca sem ter sido pensado.

Você não é o unico no mundo que faz isso, todos nós acabamos por cometer este erro, mas hoje estou a escrever este artigo com os benefícios positivos que tem de ficarmos mais calados e escutar primeiro o que o outro diz, e só depois falar.

1) Pensar antes de falar

Ao deixar a outra pessoa terminar o seu discurso irá conseguir pensar no que vai dizer. Esse tempo é crucial para organizar todas as ideais e argumentos para conseguir mostrar a outra pessoa o seu pensamento sobre o assunto. Ao pensar antes de falar vai dizer apenas o que realmente deseja, sem acontecer por falar de mais e dizer coisas que não tinha intenção de dizer.

2) Escute os outros com atenção e até ao fim

Ao escutar com atenção o que a outra pessoa esta a dizer-lhe, você vai conseguir entender o que a pessoa quer dizer a você. Este é um passo muito importante para você conseguir a seguir formular uma contra-resposta com todos os argumentos, e até conseguir identificar os elementos negativos que a outra pessoa disse, e dizer-lhe do seu ponto de vista quais são.

3) Seja directo e simples

Se você deseja que a sua opinião seja levada em conta, seja simples e compacto. Não alargue o seu discurso, seja directo.

Apenas diga o que é importante, não divague e não vai-a para assuntos sem importância para a conversa.

Torne a sua mensagem simples e directa, isso vai evitar a confusão e não complicara a cabeça da pessoa que esta a ouvir o que diz.

Falar menos e escutar mais traz muitos beneficio para a sua vida, aprenda agora.

4) Vai conseguir valorizar outras opiniões

Não seja duro ao ponto de ferir o coração de alguém. Lembre-se que a outra pessoa tem sentimentos. Respeitar a opinião dos outros é meio caminho para que a sua opinião seja levada em consideração.

Não interrompa ninguém, nem deixe que seja interrompido. Deixe as outras pessoas explicarem o seu ponto de vista, e só depois fale e explique o seu.

Conclusão

Processar a informação é muito importante para que consiga desenvolver um discurso com todos os pontos e ideias de forma eficaz. Utilize uma comunhão simples e directa.

Agora já sabe, Ouça Mais+ e Fale Menos-.

Leave a reply